Bem-vindo à página do Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão
NCID
Novidades: Dia da Internet Mais Segura

Sabias que o dia 11 de fevereiro é o Dia da Internet Mais Segura?

 
 
-O dia 11 de fevereiro é o Dia da Internet Mais Segura. É promovido pela Rede Europeia de Cooperação dos Projetos que Promovem a Sensibilização para uma Utilização Mais Segura da Internet pelas Pessoas (INSAFE). Este dia comemora-se em mais de 100 países no mundo inteiro. 
 
- Em Portugal, o Dia da Internet Mais Segura comemora-se desde 2007 e é organizado pelo Centro Internet Segura. A descrição das mais de 600 atividades a realizar em 2014 podem ser encontradas neste sítio www.bit.ly/M5r5iK O Centro Internet Segura faculta ainda duas linhas de apoio para ajudar pessoas com dúvidas ou problemas derivados da utilização da Internet (Linha Ajuda) e para denunciar sítios suspeitos (Linha Alerta).
 
- 5 Regras para estares seguro na internet:
 
Cuida da tua privacidade: Cuidado com a informação que deixas acessível. Usa sempre palavras-passe fortes e não as partilhes com ninguém. Nas redes sociais consulta as definições de privacidade.
 
Protege a tua reputação online: investiga a tua pegada digital e pensa antes de publicar. O conteúdo online fica para sempre e pode ser partilhado publicamente por qualquer pessoa.
 
Resiste à pressão dos amigos: se perderes as tuas inibições perdes o controlo, assim que carregas no enviar já não podes voltar atrás.
 
Certifica-te sobre as tuas fontes: quando tiras informação da Internet lembra-te sempre de verificar se o conteúdo é confiável e/ou se está protegido por direitos de autor. 
 
Informa-te sobre onde encontrar ajuda: aprende como comunicar com os prestadores de serviços e a utilizar as ferramentas de bloquear e eliminar. Se acontecer algo online que te perturba, é bom saber a quem reportar e pedir ajuda.
 
Se tiveres dúvidas sobre este ou outro tema podes consultar também a Linha de Apoio à Criança através do n.º 800 20 66 56.
 
 
anterior   seguinte
Acessibilidade
©2012 Provedor de Justiça - Todos os direitos reservados